terça-feira, 19 de novembro de 2013

a avó


Nesta foto ela era capaz de ter a minha idade, talvez mais uns 2 ou 3 anos... Sorria, ao deixar-se apanhar pela objectiva do fotógrafo, enquanto o avô os conduzia ao casamento de uma das sobrinhas. A imagem que me ficou dele não é muito diferente desta. Já a dela não! Envelheceu connosco a ver-nos nascer, a mudar-nos as fraldas, a tratar-nos dos raspões nos joelhos. O cabelo a ficar mais branco, e ela a preparar-nos os lanches e a mandar-nos para a escola, a ver-nos casar e a sair de casa, e a entrarmos noutras casas e noutras famílias que passaram também a ser dela. As pernas a teimarem não acompanhar o corpo na vontade das tantas coisas por fazer, e ela a ver nascer os bisnetos, enquanto lentamente a velhice se instalava. Aos poucos a idade foi-lhe roubando pedaços de vida e autonomia. Apesar de ainda muito lúcida, por vezes as linhas da memória enovelam-se e é capaz de me perguntar, durante uma conversa sobre coisas passadas, o que é feito do pai dela...

A mim fascinam-me estas fotografias antigas, a elegância deles, o ar jovial e feliz dela. Imagino as histórias daquele dia, o amanhecer mais cedo, o café da manhã, as cumplicidades. Será que dançaram a valsa essa noite na festa?

2 comentários:

  1. Ainda hoje esteve a recordar e a falar por onde andou e como foi feliz com o meu Manuel dizia ela, ele era muito meu amigo...... e ainda lhe perguntei nunca se zangaram? nunca.... é essa lembrança que tenho de nunca os ver aborrecidos . fez hoje 94 anos.

    ResponderEliminar
  2. a minha única bisavó viva, única que conheci e já com os cabelos todos brancos. mas também a vejo a envelhecer, o que apesar de ser natural sempre nos custa um bocadinho. há-de contar ainda muitos anos, e nós sempre com ela

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...