quarta-feira, 7 de novembro de 2012

mudam-se os tempos... a parvoíce é a mesma

Vistas bem as coisas, ser uma rapariga de 12 anos hoje é mais ou menos o mesmo que há 30 anos! É idolatrar uma banda pop (normalmente de rapazes giros), forrar os dossiers da escola e as paredes dos quartos com as fotos dos nossos ídolos, saber de cor as letras das músicas e seguir religiosamente a sua vida e todos os seus passos. Um destes dias andei a trocar cromos com a minha sobrinha que completa hoje essa belíssima idade e descobrimos que a grande diferença entre ser uma rapariga de 12 anos em 2012 e em 1982 é o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.  Ela é uma grande fan duma boys band londrina chamada One Direction, composta por 5 rapazes (Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik) cheios de estilo. Eu adorava os também britânicos Duran Duran (Simon Le Bon, Roger Taylor, John Taylor, Nick Rhodes e Andy Taylor), grandes ícones da moda na altura.

One Direction, 2012

Duran Duran, 1982

Não há grandes diferenças, pois não?! Vejamos: em 1982 comprávamos a Bravo e a Coquete para coleccionar os posters e saber o que os nossos adorados andavam a fazer (ainda que com meses ou anos de atraso, mas isso o que importava?). Em 2012 compramos a Bravo e outras revistas para teenagers para coleccionar os posters e saber o que os nossos adorados andam a fazer. Ah, mas hoje temos a internet, há o youtube, existem milhares de páginas no facebook sobre os One Direction, onde se publica, ao minuto, o dia-a-dia dos rapazes. Se o Harry fizer uma tatuagem HOJE, eu sei que ele fez uma tatuagem HOJE. Em 1982 as músicas dos Duran Duran passavam na rádio e gravávamos cassetes, que ouvíamos até à exaustão. E com sorte, recebíamos pelo Natal ou no nosso aniversário o último LP. Socorro, ela acabou de perguntar o que é um LP!!!! Miúda, aquilo que colocamos no gira-discos e dá música!! Gira quê? Aquele coisa bué de velha que gira assim? E com o dedo faz o movimento circular repetidamente... Em 2012 não precisamos da rádio, temos a MTV e tiramos as músicas da net, que ouvimos nos nossos i-pods. Em 1982 as histórias dos rapazes da banda eram re-inventadas em cartas que enviávamos as nossas amigas. Tudo escrito em inglês! Em 2012 as fãs criam páginas do facebook (as fics) onde escrevem histórias k elas keriam k acontecessem com eles.

E é isto a essência de uma rapariga de 12 anos, hoje ou em 1982. Ser-se parva! Mas não há que ter preocupações, com o tempo passa. E vêm outras parvoíces....

2 comentários:

  1. Parvoíces! parvoíces! parvoíces!!! Mitos! Mitos! Mitos!!! Tudo isso não vale nada, mas no fundo é tudo...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...